Um Papo Qualquer

Um Papo Qualquer


Séries dos Anos 80 que amei (Um Papo Qualquer #12)

January 15, 2018

Parte da minha infância, minha adolescência e quase o início da minha vida adulta aconteceu na década de 80.


Foi um período de grandes mudanças culturais e também um período em que descobri parte do mundo que me cerca. Descobri filmes, músicas, desenhos animados, histórias em quadrinhos, mangás, animês, a coleção de playboys do meu irmão, o início da minha própria coleção de playboys...


O que me lembro com muita frequência desta época são as séries de tv que foram transmitidas na época. Aquelas séries de TV que faziam sucesso nos EUA e foram trazidas para cá como enlatados. Provavelmente negociados junto com os pacotes de filmes comprados pelas emissoras.


Por serem encarados como produtos menores, as séries nunca tiveram aqui no Brasil um tratamento respeitável. Não era incomum os episódios serem cortados para se encaixarem na grade horária, ou então exibidos fora de sua ordem cronológica, ou ainda simplesmente interromperem ou mudarem seu horário de exibição sem prévio aviso.


Com isso, dificilmente você conseguiria acompanhar uma série do começo ao fim na década de 80. Ainda não existia por aqui a TV por assinatura, mas ainda assim, foi possível acompanhar algumas das séries desta época.


Confesso que algumas delas ficaram registradas em minha memória emocional e isso não quer dizer que elas eram boas ou ruins. Mas digo a você que de alguma forma elas marcaram época e criaram em mim um sentimento nostálgico bacana.


E eu vou dividir aqui com você as algumas destas séries que me marcaram.