Um Papo Qualquer

Um Papo Qualquer


História e Glória da Copa do Mundo FIFA (Um Papo Qualquer #9)

December 13, 2017

O que me fascina na Copa do Mundo – que afinal de contas, é a maior competição esportiva do mundo (não em número de atletas, mas em popularidade) é que ali eu não preciso ser torcedor do time A ou B. Eu posso simplesmente assistir ao jogo e descobrir grandes jogadas, grandes jogadores... onde não importa seu nome, sua cor, sua nacionalidade...


Eu sempre gostei deste aspecto eclético na Copa do Mundo.


E você já deve ter percebido... o papo de hoje será sobre ela... a Copa do Mundo. Sua história e glória e será assunto não só deste episódio, mas de outros também. Porque são 20 edições realizadas ao longo de mais de 80 anos. São oitocentos e trinta e seis partidas oficiais, com dois mil, trezentos e setenta e nove gols marcados...


Hoje vou falar de futebol. Mais especificamente sobre Copa do Mundo... Recentemente, ocorreu o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia e para mim, este é o pontapé inicial para o evento. Todos os países já estão definidos, todos já sabem quem enfrentará na primeira fase e agora entramos em contagem regressiva.


Por esta razão, resolvi contar aqui no podcast a história das copas, em uma versão revisitada, desde 1930 até 2014. E sei que é um desafio e tanto... muita informação, poucos recursos, mas muita disposição.


Então, hoje eu começo a contar esta história... uma história que continuará em outros episódios. Não vou colocar os episódios em sequência para não cansar você sempre com o mesmo tema. Mas até Junho de 2018 terei tempo disponível para contar esta história com calma e com alguma riqueza de informações.


No papo deste episódio, um pouco da história da copa e a resenha sobre a Copa de 1930, no Uruguai.