Natan Rufino | Áudio

Natan Rufino | Áudio


A Exegese da Comunhão | Natan Rufino

February 18, 2019

AJUNTANDO-SE PARA PIOR
A segunda metade de 1 Coríntios 11 é um texto onde Paulo demonstra sua indignação pelo comportamento indevido dos irmãos para com outros membros do Corpo de Cristo. É por causa deste texto que compreendemos o que realmente a Ceia representa aos olhos de Jesus Cristo. Paulo diz que sua percepção sobre a santa ceia tinha sido recebida do próprio Cristo ressurreto em pessoa; e acrescenta que enquanto os irmãos estivessem se “ajuntando para pior” ou “vivendo em divisões” e “menosprezando e envergonhando os irmãos”, “sem discernir os membros do Corpo”, eles estariam “bebendo e comendo juízo para si mesmos”, ainda que ingenuamente pensassem que estivessem “comendo a ceia”.
O VERDADEIRO SENTIDO DA CEIA
Por causa das intrigas e divisões na igreja de Corinto Paulo disse: “quando vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis” (1 Coríntios 11.20). A Ceia do Senhor também é chamada de “Santa Comunhão”, isto é, uma “comunhão santa, sagrada”.  À primeira vista pode parecer redundante a expressão “santa comunhão” por parecerem duas palavras positivas e que dariam a mesma ideia, mas a verdade é que nem toda comunhão é sagrada. Pessoas podem ter comunhão em torno do mal, e, como disse Paulo, pessoas também podem “se ajuntar para pior”. O conceito de Comunhão só é positivo quando a afinidade envolvida no conceito aponta para o bem; da mesma forma, “estar juntos” não é uma indicação de que algo bom vai sair daquela “união”. O mandamento claro da Nova Aliança é amar os outros “como Jesus nos amou” (João 15.12, 13.34). Qualquer injustiça é pecado, mas pecados espirituais que vão de encontro a este mandamento devem ter um peso maior do que pecados carnais. A Bíblia diz que “aquele que odeia o seu irmão é assassino, e nenhum assassino tem a vida eterna permanente em si”. Participar da Ceia sem discernir o Corpo (a igreja de Cristo) é tornar-se réu do “corpo e do sangue” de Jesus; e todo réu, quando julgado, padecerá as consequências impostas pelo justo juiz. Por esta razão, dizia Paulo, havia muitos crentes na igreja em Corinto que estavam fracos, doentes e morrendo prematuramente. A grande lição que deve servir de alerta a todos nós é que “se nos julgarmos a nós mesmo não seremos julgados, mas quando não nos julgamos, seremos disciplinados pelo Senhor”
APOIA-SE:
https://apoia.se/natanrufino Se você tem interesse em nos apoiar neste trabalho, saiba que nos sentiremos honrados em receber suas doações; além disso, você estará cooperando conosco para que continuemos produzindo mais materiais para a glória de Deus e edificação do Corpo de Cristo. Somos gratos de coração a todos vocês que nos incentivam com boas palavras e com ações generosas! Deus vos recompense.