Microbiando

Microbiando


Os Exterminadores: Microrobôs Antibiofilme – Microbiando

May 31, 2019

Está no ar oepisódio 23 do Microbiando!

No episódio de hoje, um história de robótica misturada com microbiologia. Parece ficcção científica, mas é ciência pura! Micro-robos para limpeza e remoção de biofilmes bacterianos.

No Microlitros de notícia, o Weslley Santos vai te contar que os cigarros fazem mal pra saúde das nossa bactérias, e isso não é nada bom pra gente, e a Amanda traz um novo tipo de remédio: vírus! Isso mesmo que você ouviu, vírus agora são remédios para tratar infecções bacterianas.

No filogênia da Ciência, O João Vitor nos conta sobre a vida e obra do microbiologista e ecologista russo Sergei Winogradski

Bibliografia:

* Catalytic antimicrobial robots for biofilm eradication* Effects of tobacco smoke and electronic cigarette vapor exposure on the oral and gut microbiota in humans: a pilot study * Engineered bacteriophages for treatment of a patient with a disseminated drug-resistant Mycobacterium abscessus* Sergei Winogradsky

Sobre o Podcast Microbiando

A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBox, Blubrry Podcasting, iTunes e outros agregadores de podcasts.

Contatos

E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

* Twitter* Facebook* Instagram

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Virologia, do Marketplace iBench e do site de divulgação científica A Ciência Explica.

Imagem de