Microbiando

Microbiando


Armas Biológicas: Microscópicas, Silenciosas e Mortais – Microbiando

May 03, 2019

Esse é o episódio 21 e vamos falar sobre Armas Biológicas e a Microbiologia, com o estreante Dr. Eduardo Ruback, pesquisador da Fiocruz.
No microlitros de notícias, João Victor nos traz um estudo que mostra um mecanismo de imunodeficiência protegendo contra patógenos entéricos virais. A Vitória vai nos contar como fazer ouro utilizando bactérias e o Gabriel nos traz uma matéria sobre o uso de tubarões na microbiologia. Na filogenia da ciência, a Victória os traz a vida de  Élie Metchnikoff, o pai da imunologia.
 
Bibliografia:

* Viral complementation of immunodeficiency confers protection against enteric pathogens via interferon-λ.
* Interferon-lambda: a new addition to an old family. 
* Como tubarões podem nos ajudar a combater bactérias super-resistentes, BBC News Brasil.
* Élie Metchnikoff

 
Sobre o Podcast Microbiando
A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBox, Blubrry Podcasting, iTunes e outros agregadores de podcasts.

 
Contatos
E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

* Twitter
* Facebook
* Instagram

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Virologia, do Marketplace iBench e do site de divulgação científica A Ciência Explica.

Imagem de WikiImages por Pixabay
Apoiadores do A Ciência Explica