Microbiando

Microbiando


A Microbiota do bebê: peça chave para a diabetes – Microbiando

December 14, 2018

No episódio de hoje vamos discutir como fatores ambientais, incluindo a microbiota intestinal, contribuem para o desenvolvimento de diabetes.
No Microlitros de Notícias, veremos uma associação entre a infecção pelo parasita Toxoplasma gondii e empreendedorismo, ouviremos algumas noticias horripilantes sobre amebas devoradoras de cérebros, uma relação um pouco improvável entre a apendicectomia e a síndrome de Parkinson e uma novidade que pode revolucionar a biotecnologia como a conhecemos!
Na Filogenia da Ciência, a vida da microbiologista naturalizada brasileira Joanna Dobenheinner, que com sua pesquisa ajudou o Brasil a economizar milhões de dólares anualmente, e ajudou a nos transformar em uma das maiores potências agrícolas do planeta!
Tópicos comentados nesse episódio

* Microbiota
* Diabete, tipo I
* Estudo TEDDY
* Toxoplasmose e empreendedorismo
* Ameba
* Apendicectomia
* Síndrome de Parkinson
* Biotecnologia
* Nova parceria, o Marketplace iBench

 
Sobre o Podcast Microbiando
A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.
Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.
Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBox, Blubrry Podcasting, iTunes e outros agregadores de podcasts.
Contatos
E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

* Twitter
* Facebook
* Instagram

Expediente

* Produção Geral: Ana Carolina Oliveira
* Hosts: Ana Carolina Oliveira e Rosana
* Equipe de Pauta/Gravação: Adriana Cabanelas, Ana Carolina Oliveira, Amanda Alves, Cecília Vieira, Isabella Campelo, Rosana Ferreira, Sidcley Lyra, Thiago Silva e Weslley Santos.
* Edição: Hugo Marins/NNOTEM (Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias/IBCCF)
* Trilha Sonora: Daniel Vasquez

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia e do site de divulgação científica A Ciência Explica.
 

Apoiadores do A Ciência Explica

* Leandro Lobo
* Luiz Figueira
* Gabriel Siqueira
* Virgínia Codá

Obrigado por nos apoiarem através do